J.A Blog

Public RSS Widgets

  • Posição política – um poema da selva
  • Antes de começar, vou lembrar das 3 classes atualmente definidas nesta politizada selva que vivemos. Os 2 pejorativos alimentícios, que vou chamar de A e B (vocês sabem quais são, não vou citá-los por respeito à ambos, pessoas e alimentos), e o inglório “Isentão” . Pois bem, venho aqui vos declarar uma quarta classe, o “Corujão”.

     …

    O corujão é caracterizado por ficar Pacífico
    em seu galho observando o que acontece na selva.
    Desde o húmido pântano
    a rasa relva
    O corujão observa,
    a vida selvagem que muito se atrita e pouco releva.

    Com olhar reto, ou com a cabeça torta;
    o corujão olha para o outro lado,
    para tentar entender,
    e não ficar polarizado.

    Seria o corujão um “Isentão”?
    Talvez um pouco, grande parte não.
    Ele é ativo observador.
    E por amor
    ou simples curiosidade,
    ele compartilha com seus semelhantes corujas.
    Não por razão de ideologia A ou B,
    mas por crer
    que na complexa selva,
    as corujas focam nos problemas que podem resolver.

    Corujões evitam criar desafetos por atrito à diferente opinião.
    Mas também evitam,
    o viés da polarização;
    embora em contradição,
    viram suas cabeças,
    esquerda – direita, direita – esquerda,
    e regozijam-se do dom da observação.

    E do sombrio pântano a verde vegetação,
    o corujão sabe,
    que onde habitam Jacaré, Cobra e Tatu.
    Não importa quem tome o poder,
    a selva continua, “huuuuu”.
    owl_toon



  • Venezuela – Um caso a ser observado
  • Agora vou falar um pouco de política. Mais especificamente um caso extremo da política financeira internacional que vale ser observada.  -Sobre o Brasil… Nunca achei que fosse dizer isto, mas aqui, política parece estar em um nível de fanatismo equiparado ao futebolístico ou religioso –.

    Para começar o assunto, levantei alguns dados interessantes sobre a Venezuela. Coisas que me chamaram atenção em meio a outras leituras sobre a trajetória Venezuelana.  – Também seguem alguns links da wikipedia para rápidas verificações -.

    Alguns anos atrás (~6), lembro de ter assistido o relato de um país em uma crise e decadência parcialmente vista e pouco declarada. No fórum da Liberdade, em Porto Alegre, um Venezuelano relatou a tragédia que seu país estava vivendo. Havia um crescente aumento nos preços de produtos básicos e a população, outrora feliz com seu País, começava a perceber que as coisas não estavam indo bem.

    A história é longa e complicada, mas alguns fatos são especialmente interessantes em meio a um cenário longo e turbulento.

    • Em 2002 houve uma tentativa de golpe de estado que temporariamente tirou o presidente Chavez do poder (11-14 de Abril).
    • A extinta RCTV deu foco total as manifestações anti Chavez, e após sua prisão pelos militares, a TV evitava mostrar as manifestações pró-Chavez, o que enfureceu parte da população.
    • Os jornais ‘El Universal’ e ‘El Nacional’, durante o golpe, cancelaram parte de suas edições, alegando tratar-se de ‘medidas de segurança’.
    • A CNN declarou estar surpresa que a mídia local não relatava nada a respeito.
    • Em 2007 a RCTV fechou.

    A forte rejeição a mídia e ao golpe militar, ajudou o governo a ter poder suficiente para derrubar mídias que divulgassem coisas que iriam contra o governo, as mídia particulares (inclusive TVs a cabo) estavam caindo sob o peso da censura governamental. Logo, restaram basicamente as mídias governamentais e as que se sujeitavam ao governo. O crescente governo Chavista, ainda apoiado por muitos, inflava o estado e fazia o País, que outrora, um dos mais ricos da América Latina, despencar nos mais diversos índices de qualidade de vida.
    A estagnação comercial, as fortes sanções governamentais, parecem ter sido o gatilho para a crise.

    Alguns fatos sobre nossos vizinhos.

    • Possuem a MAIOR reserva de petróleo no mundo. https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_proven_oil_reserves
    • Estão entre os 20 maiores produtores de gás.
    • Chavez chegou ao poder em 98, e começou a revolução Bolivariana (implementação das ideias de Simón Bolívar em uma perspectiva populista).
    • De acordo com Chavez, o objetivo era a independência econômica, distribuição igualitária de bens e o fim da corrupção política.
    • A PDVSA https://en.wikipedia.org/wiki/PDVSA com crescentes e pioras nas condições de trabalho e ameaças por parte do governo Chavez, fez uma greve de meses que derrubou o PIB em 27% nos primeiros meses de 2003.

    https://en.wikipedia.org/wiki/Venezuela

    https://en.wikipedia.org/wiki/Venezuelan_general_strike_of_2002-2003

    Ao estudar a situação politico-financeira Venezuelana, hoje pode parecer óbvio o caminho que eles estavam seguindo; ainda assim, em 2013, Maduro se tornou presidente com 50.61%  dos votos.

    … O resto da história podemos ver ao vivo.

    Screenshot 2016-06-07 11.05.37

     



  • O QI da inteligência artificial
  • Uma das coisas fascinantes de se viver na idade da informação é poder entender o mundo com clareza e imaginar o futuro.

    Computadores e Robôs estão crescendo em quantidade e capacidade, inegável, eles são parte de nosso dia-a-dia.  Estudar o quanto as máquinas tornam nossas vidas melhor é fascinante. Porém, o quão inteligente essas maquinas estão e o quão inteligente elas serão?

    Provavelmente um dia as máquinas serão tão, ou mais, inteligentes que o homem. Isso é consenso entre os cientistas da área. Porém, quando a pergunta é “quando?” A coisa muda de figura…

    asimo

    De fato, o robô mais avançado do mundo, Asimo, parece ter uma personalidade quase humana. Porém cada ação do robô precisa ser programada cuidadosamente. Por exemplo, ele pode alcançar um copo d’água para você, pode até jogar futebol com você, mas entre uma coisa e outra a intervenção de um programador se faz necessária.

    Tome como exemplo o computador que derrotou o melhor jogador de xadrez. A evolução foi tão rápida que hoje em dia é muito difícil vencer a máquina em um mero jogo feito para celular. Porém, isso tudo é algo muito específico se colocarmos em perspectiva com o poder de decisão do cérebro humano. Isto é, o computador pode ser 10 vezes melhor jogador do que você, mas acabou a partida sua (comp.) inteligência vai para 0.

    Para definirmos o quão inteligente é a máquina mais inteligente, precisamos primeiro ter clareza do que é inteligência dentro das propriedades cognitivas de um ser. Assim, inteligência é uma medida cognitiva dentre outras. São elas; QI, inteligência, conhecimento, sabedoria. Onde:

    QI é a medida do potencial para determinadas inteligências em um indivíduo. Determinadas, pois Inteligência, pode ser de vários tipos, onde dentro de cada tipo define-se a rapidez e capacidade de entender e processar dados e informações. Tendo estes termos definidos voltamos ao título deste artigo. Onde falamos em QI.

    blueGeneO supercomputador chamado de Blue Gene, consegue efetuar 500 trilhões de operações por seguindo. Mais do que suficiente para simular o cérebro de uma formiga por força bruta. Porém mesmo com um modelo completo do cérebro da formiga, o computador conseguiria se comportar como uma formiga? A resposta pode não ser óbvia. Afinal, temos o mapa completo do genoma humano e ainda assim não conseguimos entender diversas coisas sobre esse código. É como ter o código fonte de um software na mão de alguém que nunca viu algoritmos ou lógica…. Ok, você pode dizer, esta pessoa ainda entenderia as strings, mas ao contrário de um código de computador em alto nível, o código da natureza não possui “strings”… Mesmo que tenhamos o poder computacional para mapear o cérebro humano, ainda precisamos entender o que o código diz, neste caso a simulação seria como um elevador em direção ao conhecimento da coisa mais complexa que conhecemos.

    Desta forma, podemos dizer que a inteligência artificial possui um grande QI, um grande potencial que um dia irá nos sobrepujar. Porém quando se fala em inteligência, as máquinas ainda estão abaixo dos seres mais simples da natureza. Então, fique tranquilo que você provavelmente não verá tal mudança, porém, eduquem suas crianças, pois talvez eles presenciem o início desta revolução, ou melhor, dentre eles estão aqueles que farão a diferença entre um futuro estilo “The Jetsons” ou “Matrix”.